segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Caso EDP ou o que não fazer na página de fãs da sua empresa


Apagar comentários ou posts numa qualquer rede social nunca é boa ideia. Veja-se o caso Ensitel - para quem não conhece, pode ver a história aqui. Em que deu isto? Numa enorme revolta dos consumidores nas redes sociais, em que a página "Nunca mais compro nada na Ensitel" chegou a ter mais fãs do que a da própria Ensitel. Já todos sabemos o poder que os consumidores têm neste tipo de plataformas e o quanto eles odeiam ser censurados. Aliás, todos nós odiamos ser censurados. Eu, enquanto consumidora, odiaria que o fizessem. E, caso fosse responsável por uma rede social de uma empresa nunca apagaria um comentário, mesmo que negativo - há que pensar como pensa o consumidor e há formas de dar a volta - e censurar não é, de todo, a melhor solução.

E eu até gosto da EDP, gosto da identidade da marca e gostei do rebranding que fizeram há pouco tempo. Aliás, numa entrevista perguntaram-me onde é que eu gostava de trabalhar e uma das hipóteses que me veio à cabeça foi a EDP, por isso, enquanto admiradora de toda a sua comunicação, esta marca desiludiu-me.

Espero para ver agora como é que eles vão conseguir sair desta, uma vez que os comentários negativos já abundam na página. Será que os vão apagar todos?

Sem comentários:

Enviar um comentário